Normalmente costuma-se fazer listas de XX melhores clipes, XX melhores artistas, XX melhores músicas, etc… Mas gosto musical é algo tão subjetivo, que o top sejá lá qual for de qualquer lista criada por uma pessoa ou equipe nunca será unânime. Quem nunca questionou alguma música ou artista que não deveria estar ou reparou em algum que deveria estar e não estava nesse tipo de lista?
Curta a página da Prus Quinttus no Facebook!
A vida é muito curta pra ser limitada musicalmente! por isso trazemos hoje não uma lista específica de “melhores” músicas ou artistas ligados ao universo LGBTQIA+, mas sim uma lista de cinco artistas com músicas que possuem clipes que merecem ser assistidos, baseadas no conhecimento e gosto musical deste ser que vos escreve. Então tire um tempinho pra apreciar e/ou conhecer essas preciosidades que são FODA!
ESTEMAN
O fofíssimo colombiano lançou em 2018 o clipe de Noche Sensorial, carro-chefe de seu terceiro álbum produzido entre Bogotá e Cidade do México. O artista tem como foco em seus trabalhos expressar-se para liberar tudo o que lhe gera questionamentos, preocupações internas e diferentes emoções. O clipe conta a história de duas pessoas que se conectam numa noite libertária, e a partir daí as coisas fluem de uma forma que nossa imaginação pode levar pra longe…
Quem não se identificou ou não viveu algo semelhante no início da vida adulta? O clipe foi gravado em Sauna Bar (Bogotá, Colômbia) e contou com a participação de diversos amigos do cantor.
JOHNNY HOOKER
Dança, poesia, arte, e catuaba são encontrados nesse clipe incrível do JH. O pernambucano colecionador de prêmios pela sua obra intensa e de grande apelo popular em suas letras famosas, que estão presentes não só nas plataformas de streaming, mas também em filmes e novelas, gravou o clipe de “Escolheu a pessoa errada para humilhar” em Lisboa durante sua turnê na Europa, juntamente com Ricardo Pereira, famoso ator português.
A música, produzida pelo Boss in Drama, tem um tema bem atual: trata da superação de uma relação tóxica, e é bem a cara dele mesmo!
“É uma história sobre superação e reencontro com nosso amor próprio, um lembrete pra gente se amar e se cuidar mais. Cuidar mais da nossa saúde mental também em tempos tão conturbados e violentos do nosso país”, conclui Johnny.
Uma particularidade ótima da carreira dele foi a capacidade de lançar o álbum “Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito!” (2015) com músicas para todos as fases de términos de relacionamentos. É aquele álbum pra se rasgar inteiro de emoção, bem regional, bem brasileiro!
NAMUEL
Essa gay é foda! Ele é chileno e envolvido na música desde sempre, há pelo menos uma década trabalha sozinho lançando singles, pois acredita que as músicas só pertencem a elas mesmas. Vê vantagem em trabalhar sozinho pois tem a possibilidade de fazer o que quiser da maneira que quiser, e assim segue sendo uma gay criando músicas pras gays de sua geração (ou não) rs.
Sem grandes orçamentos, músicas suas já estiveram no topo das paradas no Chile (Maldita ingenuidad ficou em primeiro lugar no itunes em 2016), assim como no clipe de Yugoslavia criou uma versão homoerótica do jardim do Éden. A gay é babado! Afeminado e fora dos padrões, é contra o racismo e classismo dentro da comunidade LGBT, e por discordar de decisões que julga estarem enquadradas nas características citadas foi convidado a se retirar de organizações chilenas como o Movimento de Libertação Homossexual, que organiza entre outras atividades, a parada gay do Chile.
A letra de Joven de Corazón é densa, pesada, uma história de relação de poder desigual, com a sutileza que as coisas se transformam abusivas. O clipe brinca com a estética da inocência com cenas que podemos encontrar em pornôs gay, cheio de adolescentes com desejos e dominação.
URIAS
A linda dispensa muita apresentação, chegou chegando com sua primeira obra autoral ‘Diaba’. Simplesmente um trabalho impecável, onde ela se empodera do estigma sofrido por transexuais e se apresenta como algo a ser realmente temido. Poderosíssima, a letra da música deixa claro pra sociedade que a existência das T não é novidade, e que não é necessário autorização de alguém para existir.
Vale muito a pena ouvir tudo o que ela lançou, sem sombra de dúvidas sua ousadia tem potencial para transformá-la rapidamente numa das melhores artistas nacionais da atualidade!
KHANSA
Moe Khansa é um libanês maravilhoso que ficou conhecido ao adaptar a música de um cantor egípcio de 1929, que fala da ansiedade enfrentada por jovens árabes que lutam com sua identidade de gênero e sexualidade. O clipe mostra um menino dançando dança-do-ventre para sua família, porém com o passar do tempo e a chegada da vida adulta, a naturalidade dá espaço a pressão social sobre dançar ser algo para mulheres. A letra da música fala sobre amor e medo de rejeição e a história do clipe reflete a vida do cantor.
Imagine você sendo árabe, mesmo sendo o Líbano um dos lugares mais progressistas da região, as questões referentes ao mundo LGBTQIA+ com certeza estão bem distantes das nossas. Khansa é uma importantíssima figura gay para o mundo árabe, e esteve em evidência inclusive na primeira parada em Beirute em 2017.
Vale a pena pesquisar e conhecer o trabalho de gays que estão fazendo a diferença no mundo através da música. Ler suas letras, conhecer suas histórias, ver seus clipes…
É pra essa gente que devemos dar nosso pink money!!! É dessa gente que devemos ter orgulho, enaltecer e acompanhar a carreira, e não de artistas toscos e cafonas que dançam conforme a música e se deixar se vendem até a políticos pra que você não pague meia-entrada pra vê-los se apresentar.
E aí, que artista você acompanha? Compartilhe aqui com a gente nos comentários o que de bom você tem escutado… vamos trocar figurinhas!!! Beijos!
A Coluna #dosamuel só funciona com você, tem um assunto ou uma ideia para sugerir? Mande um e-mail para contatodosamuel@gmail.com, com o assunto Coluna #dosamuel!
2 comments
Richard
Gente, que maravilhoso!!!
Thiago J ardim
curti em!